SOBRE PORTUGAL

Portugal, país localizado no SW do espaço europeu, a sua designação deriva do lugar romano-céltico localizado na foz do rio Douro, designado Portus Cale, correspondendo portus a uma palavra latina, enquanto cale (provavelmente) corresponderá a um etnónimo derivado dos povos que ocuparam o noroeste da Península Ibérica.

República semi-presidencialista, Portugal é um país que integra a União Europeia, para além de ser membro das Nações Unidas. É ainda membro fundador da NATO, da Zona Euro, da OCDE e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Implantado no sudoeste da Europa, tem como limites a oeste e sul o Oceano Atlântico e a norte e leste Espanha. O seu território inclui também os arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira, estatutariamente regiões autónomas, com governos regionais próprios.
Com um quadro físico bem diferenciado e muito apelativo, ao longo dos seus cerca de 92000 km2 sobressai a heterogeneidade norte/ sul, a mais significativa em termos de relevo, mas complementada pela diferenciação também notória quando se caminha do litoral para o interior. Muito sinteticamente, destaque-se um território mais montanhoso no norte e centro, intercortado por rios com orientação predominante W-E, como sucede com os rios Minho, Lima ou Douro, por exemplo, embora no interior sejam de realçar vastas áreas planálticas. Caminhando para sul e ultrapassadas as bacias sedimentares ribatejanas, surgem as regiões do sul onde dominam as áreas de planície/ peneplanícies onduladas. O litoral tem cerca de 940 km de extensão.

Possuindo uma longa história, Portugal corresponde a um dos estados mais antigos da Europa, se bem que sofrendo ao longo da sua história diversas invasões, já que o seu atual território foi disputado desde os tempos pré-históricos, ainda antes da sua autonomia. Na realidade, foi habitado por povos pré-célticos e celtas, invadido por fenícios-cartagineses e gregos, para além de ter sido governado pelos romanos. Seguiram-se as invasões dos suevos, dos povos visigóticos germânicos e dos mouros.
Apesar de se tornar independente em 1143, foi reconhecido em 1297 pelo Tratado de Alcañices, transformando-se num dos países mais antigos do mundo.

Nos séculos XV e XVI, período conhecido como “Era dos Descobrimentos”, Portugal apostou nos descobrimentos marítimos, estabelecendo o primeiro império global. Durante este período de expansão marítima, foram descobertas diversas rotas marítimas, comerciais, como a do caminho marítimo para a Índia e a descoberta do Brasil, proporcionando que Portugal se transformasse numa das maiores potências económicas, políticas e militares do mundo nesse período.

Sobrevivendo a períodos dramáticos como sucedeu em 1755 com o sismo que destruiu parte da cidade de Lisboa, ou durante as invasões francesa no início do século XIX, seguiu-se um período de forte instabilidade política e económica, e, por consequência, sucessivas revoltas populares como a de 1820 que esteve na origem da primeira constituição de Portugal, surgindo a monarquia constitucional indissociável da independência do Brasil e seus reflexos nos dois territórios, Portugal e Brasil.
Depois de um século XIX de facto problemático, no início do século XX, na sequência da revolução de 1910, destituiu-se a monarquia, implantando-se a primeira república portuguesa. Todavia, mantendo-se a instabilidade e os problemas de um país imerso em conflitos sociais, corrupção e confrontos com a Igreja, observou-se um golpe de estado, em 1926, que deu lugar a uma ditadura que se prolongou até 1974. Após um conturbado período revolucionário, instituiu-se uma democracia pluralista, numa república semipresidencialista, quadro que ainda perdura.
A partir de 1986, Portugal reforçou a modernização na sequência da sua inserção no espaço europeu, aderindo à Comunidade Económica Europeia, atual União Europeia.

Para mais informações:

 Visite Portugal

SOBRE A CIDADE DO PORTO

Localizada na margem direita do rio Douro, na sua foz, a cidade do Porto corresponde a um dos centros europeus mais antigos, com um historial e património soberbos, razão pela qual o seu núcleo histórico foi distinguido como Património Mundial pela UNESCO, em 1996. Possui uma área urbana que se prolonga, na parte ocidental, até à costa do Oceano Atlântico. Possui uma longa história, como se confirma com a existência de vestígios que recuam ao período romano, quando foi considerada uma urbe estratégica do Império Romano. A sua denominação celta-latina combina Portus com Calem, foi referida como estando na origem da designação de Portugal, com base na transliteração e evolução oral a partir do latim.

Cidade indissociável do famoso Vinho do Porto, um dos mais significativos produtos de exportação de Portugal, o vinho adotou o nome da cidade, uma vez que, esta área metropolitana é responsável pelo acondicionamento, transporte e exportação destes vinhos fortificados.

Em 2012 e 2014, o Porto foi distinguido com o prestigioso título de Best European Destination, distinção repetida mais tarde, em 2017, quando foi novamente galardoado. Tal distinção voltaria ainda a reptir-se em 2022, quando competiu com outras grandes cidades, como Londres, Roma e Berlim.
A cidade foi, também, destacada pela Lonely Planet como uma das top 10 best value cities em 2017, e, no início de 2015, eleita pelo USA Today, como a Best Under-the-radar Romantic Destination.

Na mais recente edição dos World Travel Awards, a cidade foi eleita ainda como a principal World’s Leading City Break Destination 2020, para além do Best European Destination em 2022.

Para mais informações: 

O Porto e o Norte de Portugal

Experiências do Porto

Visit Porto