Há já 18 anos que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto organiza a Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu.
A grande diversidade das sessões apresentadas, podem tornar-se uma mais valia para a atualização científica e pedagógica, fundamentalmente, dos professores de Geografia (420), dado os permanentes desafios que esta disciplina está sempre a atravessar. Destina-se também a professores dos grupos 200 e 430.
Com a frequência destas sessões pretende-se que os professores possam sair mais enriquecidos nas suas perspectivas e assim ensinar de uma forma mais significativa e motivadora para os alunos.
A coordenação desta ação é da responsabilidade dos Serviços da FLUP e todo o funcionamento e administração da ação é da sua exclusiva responsabilidade. O mesmo se aplica ao controlo das presenças. Estas vão decorrer em vários momentos da ação, nomeadamente, de manhã, à hora de almoço, no início da sessão da tarde e no final da mesma. Também durante a visita de estudo.
Objetivos
- Permitir a atualização científica e pedagógica de profissionais no sentido de desenvolverem atividades de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica, a partir de princípios, métodos e técnicas da Ciência Geográfica.
- Fomentar formação de profissionais para o exercício da docência e da pesquisa, que compreendam a organização espacial, possuam autonomia intelectual e desenvolvam consciência crítica acerca dos problemas contemporâneos sob a ótica geográfica.
- Formar professores de Geografia, tendo como referência as interfaces ensino, pesquisa e prática pedagógica.
REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
– Participação nas sessões;
– Elaboração de um relatório individual, sobre três comunicações diferentes a que o formando assistiu. Podem incluir a sessão plenária, a mesa redonda, e duas sessões temáticas diferentes, ou como alternativa três sessões de temáticas distintas. Nesse relatório deverá ainda constar um quarto ponto relacionado com a saída de campo, no qual o formando deverá referir em que contexto poderá aplicar o desenvolvimento temático/conteúdo da saída de campo a uma aula de geografia/programa da disciplina.
(A ENVIAR ATÉ 30 DE JUNHO DE 2024)
1. Critérios de avaliação
Critérios para avaliação/classificação | Pesos |
Assiduidade e participação | 1 |
Reflexão crítica/Relatório Final | 2 |
2. Escala de classificação: de 1 a 10
% | Valor | Descrição |
0- 29 | 1 a 4,9 | Insuficiente |
30 – 49 | 5 a 6,4 | Regular |
50- 74 | 6,5 a 7,9 | Bom |
75-84 | 8 a 8,9 | Muito Bom |
85-100 | 9 a 10 | Excelente |
3. Classificação Final
A classificação quantitativa, traduz-se numa escala de 1 a 10.
A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa.
4. Faltas
De acordo com a lei em vigor as faltas não podem exceder 1/3 do número de horas presenciais de cada ação. Deste modo, o peso das faltas na classificação será o seguinte:
Sem faltas – 1 valor
Até 50% do número de faltas permitidas – 0,5 (meio) valor
Com mais de 50% do número de faltas permitidas – 0 (zero) valores
5. Número de horas de formação: 25h
6 – Relatório crítico com a seguinte estrutura
Introdução
Considerações sobre os 4 temas.
Bibliografia
Número máximo de páginas: 10 incluindo folha de rosto e bibliografia.
7 – Orientações para o texto a concretizar
– O texto deverá ter entre 15.000 e 20.000 dígitos (com espaços), mapas, quadros, fotos, bibliografia, etc. – 6 a 10 páginas A4, aproximadamente.
– Margens: superior 3 cm; inferior, direita e esquerda 2,5 cm.
– Outras indicações:
– título do trabalho: em MAIÚSCULAS, negrito, Areal 12;
– indicação do autor, instituição e e-mail, em Areal 10 (alinhado à direita, após o título);
– Texto:
- tipo de letra – Areal: 12
- espaçamento: 1,5
- Títulos: Areal 12, negrito
- subtítulos: Areal 11, negrito
- (espaçamento entre títulos / subtítulos: 2
- início de parágrafo justificado (1 cm)
- mapas, imagens e fotos, … devem ser inseridos no texto e acompanhados da respetiva legenda;