Há já 18 anos que a  Faculdade de Letras da Universidade do Porto organiza a Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu.

A grande diversidade das sessões apresentadas, podem tornar-se uma mais valia para a atualização científica e pedagógica, fundamentalmente, dos professores de Geografia (420), dado os permanentes desafios que esta disciplina está sempre a atravessar. Destina-se também a professores dos grupos 200 e 430.

Com a frequência destas sessões pretende-se que os professores possam sair mais enriquecidos nas suas perspectivas e assim ensinar de uma forma mais significativa e motivadora para os alunos.

A coordenação desta ação é da responsabilidade dos Serviços da FLUP e todo o funcionamento e administração da ação é da sua exclusiva responsabilidade. O mesmo se aplica ao controlo das presenças. Estas vão decorrer em vários momentos da ação, nomeadamente, de manhã, à hora de almoço, no início da sessão da tarde e no final da mesma. Também durante a visita de estudo.

Objetivos

  • Permitir a atualização científica e pedagógica de profissionais no sentido de desenvolverem atividades de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica, a partir de princípios, métodos e técnicas da Ciência Geográfica.
  • Fomentar formação de profissionais para o exercício da docência e da pesquisa, que compreendam a organização espacial, possuam autonomia intelectual e desenvolvam consciência crítica acerca dos problemas contemporâneos sob a ótica geográfica.
  • Formar professores de Geografia, tendo como referência as interfaces ensino, pesquisa e prática pedagógica.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

– Participação nas sessões;
– Elaboração de um relatório individual, sobre três comunicações diferentes a que o formando assistiu. Podem incluir a sessão plenária, a mesa redonda, e duas sessões temáticas diferentes, ou como alternativa três sessões de temáticas distintas. Nesse relatório deverá ainda constar um quarto ponto relacionado com a saída de campo, no qual o formando deverá referir em que contexto poderá aplicar o desenvolvimento temático/conteúdo da saída de campo a uma aula de geografia/programa da disciplina.

 (A ENVIAR ATÉ 30 DE JUNHO DE 2024)

1. Critérios de avaliação

Critérios para avaliação/classificaçãoPesos
Assiduidade e participação     1
Reflexão crítica/Relatório Final     2

2. Escala de classificação: de 1 a 10

%

Valor

Descrição

0- 29

1 a 4,9

Insuficiente

30 – 49

5 a 6,4

Regular

50- 74

6,5 a 7,9

Bom

75-84

8 a 8,9

Muito Bom

85-100

9 a 10

Excelente

3. Classificação Final

A classificação quantitativa, traduz-se numa escala de 1 a 10.
A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa.

4. Faltas

De acordo com a lei em vigor as faltas não podem exceder 1/3 do número de horas presenciais de cada ação. Deste modo, o peso das faltas na classificação será o seguinte:

Sem faltas – 1 valor
Até 50% do número de faltas permitidas – 0,5 (meio) valor
Com mais de 50% do número de faltas permitidas – 0 (zero) valores

5. Número de horas de formação: 25h

6 – Relatório crítico com a seguinte estrutura

Introdução
Considerações sobre os 4 temas.
Bibliografia
Número máximo de páginas: 10 incluindo folha de rosto e bibliografia.

7 – Orientações para o texto a concretizar

– O texto deverá ter entre 15.000 e 20.000 dígitos (com espaços), mapas, quadros, fotos, bibliografia, etc. – 6 a 10 páginas A4, aproximadamente.
–  Margens: superior 3 cm; inferior, direita e esquerda 2,5 cm.

– Outras indicações:

– título do trabalho: em MAIÚSCULAS, negrito, Areal 12;
– indicação do autor, instituição e e-mail, em Areal 10 (alinhado à direita, após o título);
Texto:

      • tipo de letra – Areal: 12
      • espaçamento: 1,5
      • Títulos: Areal 12, negrito
      • subtítulos: Areal 11, negrito
      • (espaçamento entre títulos / subtítulos: 2
      • início de parágrafo justificado (1 cm)
      • mapas, imagens e fotos, … devem ser inseridos no texto e acompanhados da respetiva legenda;